Otimização de Texto para Website

Para tornar o site mais competitivo, é necessário tomar uma série de medidas relacionadas às páginas do site, que não são difíceis, mas são profissionais, tornando-os corretos, não somente para os visitantes, mas também para os mecanismos de busca. Cada mecanismo de busca faz o seu melhor para tornar os resultados emitidos para as solicitações dos usuários e que estes em sua maioria coincidam com aquilo que os usuários precisam. A tarefa do mecanismo de busca é a indexação de páginas de sites diferentes de tal maneira que as páginas de busca menos relevantes fiquem na parte de baixo da lista e portanto, as páginas que foram otimizadas para busca objetiva fiquem no topo da lista.

Otimização de texto em uma webpage obterá os seguintes resultados:

— Conteúdo da página mais compacto;

— O texto não tem «água», o que reduz o peso total das informações na página;

— Um conjunto de textos otimizados aumenta automaticamente a gama de todo o site.

Normalmente, nem todas as páginas de um site são otimizadas (isto é um equívoco comum), mas apenas uma parte das páginas «mais importantes». Para melhorar a relevância de um site, a promoção é necessária, o que é o próximo passo quando se realiza um trabalho em determinado site (após a criação, a otimização em HTML e a otimização do texto das páginas).

Existe uma finalidade concreta na otimização do texto – na conformidade com uma área ou célula da estrutura das informações de um mecanismo de busca, que coincide ao máximo com o teor do site. Não se pode desprezar essas coisas, apesar de algumas técnicas para otimização de textos para buscadores serem absurdas (Search Engine Optimization – SEO) — muitos ignoram os conselhos, e lhes pergunto: «Onde estão agora esses romanos?». Talvez alguns textos otimizados no site são muito difíceis de ler — e não são lidos. SEO designa o processo de ordem e o nome correto de cada página – ambas partes, internamente e na otimização do texto do site por palavra-chave.

Se você é capaz de escrever textos bons e exclusivos, mas não dá a devida atenção à otimização interna para mecanismos de busca, eles não serão capazes de forçar o caminho para sua classificação entre os 10 melhores resultados de busca, por questões relacionadas a estes artigos maravilhosos. Desta forma, esses textos maravilhosos não atraem uma quantidade significativa de tráfego dentro dos mecanismos de busca.

Como determinar a relevância (conformidade) do documento a uma solicitação específica? Inicialmente, os mecanismos de busca classificam as páginas avaliando seu conteúdo — textos. Particularmente, dão grande importância para a frequência frases mais importantes — isto é, a porcentagem de uma palavra ou palavras-chave no peso total do texto. Por exemplo, se um usuário escreve uma solicitação «fórmula do sucesso», então no topo da lista estarão os sites que usam essa frase com maior frequência.

Otimização Acessível. Erros básicos.

A Internet está mudando constantemente, da mesma forma os algoritmos de classificação dos mecanismos de busca também são alterados. Sendo assim, aqueles que sempre querem estar no topo devem monitorar e fazer o acompanhamento dessas mudanças. Em outras palavras, estar sempre a par do assunto.

Primeiro Erro

Você não deve assumir que um caminho que teve efeito positivo uma vez e o levou à determinada classificação — será eterno.

Segundo Erro

Usando as etiquetas <h1-h6> não sobrecarregue a sua página.

Isso não significa que a etiqueta <h1> deve estar apenas na página (não se trata das etiquetas <h2-h6> mas somente da <h1>). Você pode e deve usar <h1> na página quantas vezes for necessário. Mas, o nível da necessidade está mais perto de um do que de cem. O número de sub-temas abordados na mesma página e o volume do texto em si, pode servir como referência. Cada <h1> deve ter pelo menos 3 a 4 mil signos de texto. Nessas condições, você pode usar o <h1>, embora a maioria dos especialistas inclina-se para o fato de que neste caso o uso do <h2> é mais adequado.

Terceiro Erro:

Negrito

Isso pode ajudar a intercalar as palavras-chave no texto da página em negrito? A resposta é sim- mas, não é necessário utilizar a etiqueta <strong> para CADA vez que mencionar uma palavra-chave no texto – mencionar uma vez é o suficiente, duas vezes no máximo (uma vez mais, focando na quantidade de texto das páginas).

Quarto Erro

«Crème de la Crème». O texto deve ser escrito «para o povo». Durante a otimização do texto, use seus conhecimentos e organicamente insira palavras-chave suficientes no texto da página. Quer ver mais palavras-chave na página? Escreva mais, e descreva sobre todo assunto!

Quinto Erro

100 palavras-chave na página. Compreendo perfeitamente que os webmasters novatos consideram que quase todas as palavras do texto têm uma enorme importância. Mas não é necessário mostrar ao robô de busca que todas as palavras usadas ao escrever a mensagem são fundamentais! Portanto, para obter uma otimização competente do texto, utilize uma ou duas palavras ou frases chave.

Sexto Erro

Não obterá resultados «enchendo o mecanismo de busca com títulos» — não é necessário fazer um link para a sua página web com o mesmo texto âncora, onde for possível. O navegador web simplesmente os ignora. Da mesma forma ignora os links para páginas do seu site, onde há links para materiais (sites) que são completamente diferentes de seu conteúdo.

Sétimo Erro

Links Internos. Simplesmente se esqueça de enviar o link aos materiais com questões relacionadas ao mesmo blog. E você deve fazê-lo sempre. É melhor que as ligações nas entradas sejam opostas. Os links de texto nas entradas dependerão da aplicação que você escolheu para posicionamento.

Aqui, talvez, estejam os principais pontos que eu gostaria de prestar atenção durante a otimização da página de um blog ou site.

Em tudo isso, não se deve esquecer que existem outras formas de posicionamento, e que o objetivo final de todos esses movimentos é aumentar os acessos. Você pode falar sobre o seu material no blog, nas redes sociais, marcadores, fóruns e listas de discussão. Mesmo assim não poderá evitar uma lista sms de emails! Use todas as oportunidades (sem lixo eletrônico, é claro!) e recursos da Internet para chamar a atenção para você. Lembre-se de uma coisa — tudo deve manter o «meio termo» — não dedique tanta tenacidade!